Coordenador da saúde mental apresenta dados relacionados ao suicidio

Coordenador da saúde mental apresenta dados relacionados ao suicidio

Por; Silvia Morais - Foto: Aline Pereira

O vereador Marcos Papa (Cidadania), e também presidente da Comissão Especial de Estudos da Saúde Mental, ouviu na tarde desta terça-feira, 15 de dezembro, através de videoconferência, o coordenador de saúde mental do município, Marcos Vinicius dos Santos.

Uma apresentação sobre o suicídio no município abordando também as ações que vem sendo tomadas foi exibida pelo coordenador.

Com mais de 800.000 mortes causadas pelo suicídio no mundo, sendo a segunda causa de mortes entre os jovens de 15 a 29 anos e a terceira no Brasil.

Segundo Marcos Vinicius, as taxas de suicídio em Ribeirão Preto, após anos de elevação, teve um pequeno declínio no último ano. Um comparativo entre os anos de 2019 e 2020 foi verificado uma queda até o mês de junho, após houve um aumento, o que pode ser um reflexo da pandemia na saúde mental.

Entre as ações desenvolvidas pelo Núcleo da Saúde Mental em Ribeirão Preto, está principalmente a atenção básica ao paciente com potencial suicida. Foram realizados cursos de capacitação para que os profissionais da saúde possam identificar pacientes com propensão ao suicídio. As notificações dos casos de autoviolência provocada são essenciais na prevenção.

Com os dados apresentados, o vereador sugeriu que seja agendado no próximo ano evento para divulgação de todo trabalho desenvolvido pelo coordenador.